segunda-feira, 3 de setembro de 2012

MÁSCARAS DE PINTURA - Resina e ferro

Mascara de pintura é uma ferramenta amplamente usada na industria para pintura de objetos feito em série, essencial para pintar grandes quantidades de peças com muita velocidade, acabamento e qualidade, dispensando o uso do pincel e de qualquer tipo de retoque. As peças que irão ser pintadas são colocadas dentro ou mesmo simplesmente encaixadas nas mascaras e com uma pistola de pintura ligada a um compressor de ar, elas são pintadas e a mascara protege o local que não precisa ser pintado deixando passar a tinta somente aonde é desejado.
Basicamente existe dois tipos de mascaras, a de "alicate" que envolve toda a peça e a de "encosto" onde a peça e envolvida somente por um lado, para pintura de pequenas partes. As mascaras mais usadas são as de metal, feitas a partir da peça que vai ser pintada, elas recebem o devido acabamento para que possam se usadas com encaixes perfeitos e sempre pensando na velocidade e alta produção.
Uma novidade são as mascaras de pintura feitas em "resina", mais rápidas de serem fabricadas com o custo reduzido devido ao seu material principal que é a resina, algumas partes continuam sendo em metal como as dobradiças e as hastes para manipulação, outra vantagem e o seu peso que é bem menor auxiliando em um desgaste menor para quem irá manipulá-la fazendo com que a produção seja maior.